25 de março de 2012

CHINA SE TORNA MAIOR MERCADO MUNDIAL DE ARTE E ANTIGUIDADES


A China superou em 2011 os Estados Unidos como o maior mercado mundial de artes e antiguidades, o que pôs fim a décadas de domínio americano, de acordo com um relatório publicado na última sexta-feira.

Este marco histórico também é um indicador importante das mudanças na economia global em geral, indica o documento intitulado "O Mercado Internacional da Arte em 2011", publicado pela Fundação Europeia de Belas artes, organizadora da Feira Europeia de Belas Artes.

A participação chinesa no mercado global de arte cresceu de 23% em 2010 para 30% no ano passado, colocando os Estados Unidos no segundo lugar com uma participação de 29%, acrescenta.

O mercado de arte do Reino Unido, que foi superado pelo da China em 2010, continua em terceiro lugar com uma participação de 22% e o da França está em um distante quarto lugar com uma participação de 6%.

O rápido crescimento do mercado de arte na China, em particular nos setores moderno e contemporâneo, conduziu a um fortalecimento contínuo do mercado de arte e antiguidades em todo mundo em 2011.

A venda de arte e antiguidades em leilões na China teve um crescimento acentuado de 177% em 2010 e um de 64% em 2011. Os setores de arte moderna e contemporânea representaram quase 70% do mercado.

"O domínio do mercado chinês foi impulsionado pela maior riqueza, a forte oferta doméstica e o desejo de investimento dos compradores chineses de arte", disse Clare McAndrew, economista cultural especializada no mercado de arte fina e decorativa.

Extraído do sítio da CRI - Rádio Internacional da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.