18 de novembro de 2011

É TEMPO DE BEAUJOLAIS NOUVEAU

Apenas algumas poucas semanas na garrafa.
Saiu a nova safra do Beaujolais Nouveau: há 60 anos que os produtores da região de mesmo nome são os únicos na França a poder comercializar um vinho recém-engarrafado.

Le Beaujolais nouveau est arrivé: o Beaujolais novo chegou. Há 60 anos que se celebra anualmente na França a chegada da nova safra do vinho Beaujolais Nouveau. O hábito virou tradição popular e o grande dia para festejar e beber o primeiro gole é sempre a terceira quinta-feira do mês de novembro.

Mas a celebração não é restrita à França: em diversos pontos do mundo o vinho jovem, com o discreto sabor de frutas escuras, como amoras e ameixas, é aguardado com ansiedade.

A cor do Beaujolais Nouveau oscila entre o vermelho rubi e o violeta. Características como essa podem variar ligeiramente de um ano para o outro. A concentração de álcool não é alta e o vinho jovem não dura muito: ele deve ser tomado, no máximo, até a Páscoa.

Uma exceção

O Beaujolais Nouveau é apreciado
por muitos franceses.
Desde 1951 que os vinicultores da região de Beaujolais comemoram o fato de serem os únicos na França com o direito de comercializar um vinho ainda no mesmo ano da colheita da uva. No caso do Beaujolais, é a uva gamay, usada para a produção de vinhos leves.

De início, o vinho da uva "recém-pisada" era bebido apenas pelos próprios vinicultores para celebrar o fim da safra. Mas alguns comerciantes espertos começaram a vendê-lo em Paris, e a fama se espalhou. Logo todos queriam ser os primeiros a vender o vinho "ainda não bem pronto".

Hoje o consumo é menor do que nos anos de ouro. Em Paris, por exemplo, os barris do vinho novo continuarão espalhados pelas calçadas em frente a bistrôs como o Rubis, mas a velha tradição de beber o vinho parado de pé, do lado de fora do bar, na companhia de amigos e passantes, acabou por causa de leis mais severas.

De acordo com um dos garçons que atende no Rubis, antigamente a primeira safra do vinho novo era o evento do ano. "Esses tempos acabaram", afirma.

Os anos dourados do Beaujolais Nouveau foram as décadas de 1980 e 1990. Fama internacional o vinho conquistou a partir de 1985, quando foi definida a terceira quinta-feira de novembro como a data em que ele chega ao mercado. A chegada da primeira safra do Beaujolais aos bares acabou virando um grande evento.

O Japão abriga o maior grupo de fãs do vinho depois da França. São os japoneses que compram quase metade das 15 milhões de garrafas exportadas anualmente. A Alemanha está na posição de número três entre os importadores, atrás dos Estados Unidos.

De olho nos emergentes

Japão é grande importador de Beaujolais. 
Desde o início do século, as vendas de Beaujolais Nouveau regrediram. Uma melhora foi observada nos últimos dois anos, afirma Jean Bourjade, da associação de vinhos Interbeaujolais. Agora a intenção é melhorar as vendas por meio de uma nova iniciativa de marketing, segundo a associação dos vinicultores.

Segundo Bourjade, os produtores estão de olho nos países emergentes: "Sobretudo o Brasil e a Rússia. A China menos, porque eles apostam mais no vinho Bourdeaux", explica. 

Apesar da queda da venda do Beaujolais Nouveau, a França continua liderando a produção de vinhos mundialmente. Em 2011, o país produziu 49,6 hectolitros – 9% a mais que no ano passado. A Itália alcançou 42,2 milhões de hectolitros. A Espanha, 35,3 milhões e a Alemanha, 9 milhões de hectolitros.

Extraído do sítio do Deutsche-Welle

2 comentários:

  1. Ah eu quero!!! Agua na boca!! rsrss..
    Humm....pensava que a Itália ja fosse o maior produtor...Porém, haverá um dia (num futuro muito próximo...)que o Brasil, que hj engatinha, estará entre os primeiros colocados. A região do S.Francisco e Chapada Diamantina, ambos aqui na Bahia, já começam a despertar p o cultivo de variadas tipos de uvas...

    ResponderExcluir
  2. Vinho baiano? Mas bah...com pouca ou muita pimenta? ehehe. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.