16 de novembro de 2011

ENCERRADA A 57ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

Área Internacional da Feira expõe raridades em livros sobre arte

“Barretos Livros” é representante da “Paisagem Distribuidora de Livros”, do Rio de Janeiro. Na Feira do Livro, Antônio Carlos da Silva Barreto expõe publicações de uma dezena de editoras da Europa. São obras, principalmente, de arte, decoração, arquitetura, design e fotografia. No estilo “vale quanto pesa”, Barreto sabe bem o quanto trouxe para o estande. "Coloquei nas prateleiras três mil quilos em livros. Só 'Ars Sac Ra – Arte Cristã e Arquitetura Ociental - Desde os Primórdios até a Atualidade' (Editora H.F. Ullmann), em português, pesa 11 quilos". 

A qualidade das obras é reconhecida tanto pelos seus clientes assíduos, que esperam a Feira durante o ano todo, como pelos visitantes que descobrem as raridades na Área Internacional.
***
Livro retrata geologia e flora dos morros de Porto Alegre

A memória geológica e as belezas da flora das áreas mais elevadas da Capital são tema do livro Campos dos Morros de Porto Alegre (Editora UFRGS), lançado na tarde desta segunda-feira (14/11), na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os organizadores da obra, Roberson Bernal Setúbal e Ilsi Boldrini, participaram de mesa-redonda no Santander Cultura, numa Sala Leste lotada.

O livro trata dessas elevações montanhosas que cercam a capital gaúcha e da influência sobre a urbanização da cidade. A obra resultou de um projeto realizado pela ONG Igré com apoio da Prefeitura de Porto Alegre. A pesquisa explora as belezas da flora campestre, assim como ressalta a importância e a necessidade de preservação do local.

No final, o livro apresenta um guia ilustrado para identificação de 107 espécies campestres e uma lista de todas as espécies (763 espécies, 301 gêneros e 66 famílias) já registradas em diferentes estudos e que compõe a flora campestre dos morros de Porto Alegre. São 256 páginas e mais de 300 fotografias.

A publicação tem tiragem de mil cópias e distribuição gratuita. Foi produzida por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo sido organizado pela equipe do Laboratório de Estudos de Vegetação Campestre do Departamento de Botânica da UFRGS.
***
Os Menores Livros do Mundo são grandes atrações na Feira

Sucesso de vendas, Os Menores Livros do Mundo participam da Feira do Livro há mais de 15 anos. São livros em miniatura com medidas de 5x6x2cm. As edições reproduzem obras completas com média de 500 páginas. 

Os minilivros condensam títulos clássicos da literatura, negócios, religião e dicionários. Apresentam o conteúdo original nos idiomas português, espanhol, francês, italiano e inglês. 

Também está exposta a Pequena Coleção. Livrinhos de 1x1,5x1cm trazem poemas, poesias e pensamentos.
***

Coral e Orquestra da PUCRS empolgam o público neste final da Feira do Livro

O público presente à 57ª Feira do Livro de Porto Alegre foi brindado, nesta terça-feira (15/11), com a apresentação do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, dentro da série Concertos Comunitários Zaffari 24 Anos. Mais de 500 pessoas assistiram ao espetáculo e, ao final, aplaudiram de pé seus integrantes, no teatro Sancho Pança, que teve na primeira fila o presidente da Câmara do Livro, João Carneiro, e convidados. 

Sob a regência do maestro Márcio Buzzato, foram executados vários gêneros musicais, entre eles ópera, jazz, musica popular brasileira e internacional. Na programação, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso,Nessun Dorma, de G. Puccini, Night and Day, de Cole Porter, Circle of Life, de Elton John e Tim Rice, junto a outros grandes sucessos.

A diretora do Instituto de Cultura Musical da PUCRS, soprano Adriana de Almeida, saudou a plateia, lembrando o objetivo do projeto Concertos Comunitários, “que é levar a boa música aonde o povo está”. Adriana e os solistas Carlos Duarte e Pedro Spohr empolgaram os presentes a cada interpretação. O tenor Carlos Duarte, paranaense, hoje residente na Argentina, tem um extenso currículo.

Graduou-se no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, de Buenos Aires, onde obteve o título de Mestre em Ópera. A soprano Adriana já participou de várias óperas. O mestre e orientador de sua carreira foi o maestro Frederico Gerling Junior, idealizador do projeto dos Concertos Comunitários Zaffari. Pedro Spohr também teve como grande inspirador musical o maestro Gerling. Atualmente ele é preparador vocal do Coral da PUCRS e do Coral do Tribunal de Contas do Estado e regente do Coral da Totalidade da PUCRS.
***
Tariq Ali analisa a sociedade contemporânea atual

A Sala dos Jacarandás do Memoria do RS recebeu nesta tarde de terça-feira (15/11) o autor paquistanês Tariq Ali. Historiador, ativista, produtor de cinema e escritor, Tariq é crítico das políticas econômicas, e muitas vezes, da religião e da cultura mundial.

Segundo Tariq, estamos vivendo em uma época empolgante em nível global. “Pela primeira vez em 20 e 30 anos é possível ver na Europa um desenvolvimento surpreendente onde os banqueiros decidiram que não podem mais governar o país”, afirmou. Já na frente cultural ele destaca um desenvolvimento associado ao poder dos Estados Unidos. “A globalização, ao invés de criar experimentação e inovação, se tornou uma imitação, pois cada país quer seguir o modelo americano”. Para ele, “o Brasil olha para a lista de best sellers do jornal The New York Times, e sem ler já supõe que eles sejam bons”.

O escritor ressalta que atualmete se vive uma cultura onde o consumismo se torna a parte central na vida do cidadão sem tempo de lazer. “O que precisamos é redesenhar uma cultura de ceticismo que faça mais perguntas mesmo que não tenhamos as respostas”, conclui.

Tariq já esteve em Porto Alegre em duas edições do Fórum Social Mundial e sua última obra foi Bush na Babilônia: a Recolonização do Iraque (Record). Às 17h30 ele autografa A noite da borboleta dourada (Record).O evento contou com a participação da vereadora Fernanda Melchionna e do jornalista Carlos André Moreira.
***
Emocionada despedida marca o encerramento da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

Rosas, beijos e abraços foram distribuídos por todo trajeto do cortejo de despedida. O acordeom de Vitor Hugo Knob e de Paulo Santos junto com o violão de Pedro Saul começaram a animar o cortejo mesmo antes do passeio oficial de despedida pelo Cais do Porto e pelas alamedas da Praça da Alfândega. Em roda, cantava o pessoal da organização e administração da Feira do Livro.

“Ai...ai...ai...ai... Tá chegando a hora...”

Com a habitual simpatia, João Carneiro, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, calou a música ao gritar: “Acabei de saber que se prorrogou a feira por mais três dias”. A reação imediata foi de aplausos e risos. A turma que trabalhou por 19 dias consecutivos, numa das mais longas edições da Feira, parecia estar disposta a enfrentar mais jornadas sob o comando do incansável João, como é habitualmente chamado.

Foi nesse clima que a Patrona Jane Tutikian se juntou ao grupo. Ao cumprimentar os que estavam presentes, ela chorou e emocionou colegas, leitores e jornalistas. O coro espontâneo disparou: “É Jane! É Jane! É Jane!”

Tentando enxugar as lágrimas, a Patrona abraçada a Xerife, deu início à caminhada. A sineta do Xerife soou com a mesma firmeza de sempre. Na linha de frente, estava a diretoria da Câmara do Livro seguida pelos funcionários e populares.

“Quem parte leva saudades....”, cantavam em uníssono sem parar.

O primeiro botão de rosa entregue pela escritora Jane Tutikian foi para o marido Ademar junto com um beijo. E, durante todo o caminho, muitos expositores e leitores, contagiados pela alegria, engrossaram a massa de gente. E, pela estrada afora, eles vão acompanhados de lágrimas, abraços, beijos e rosas.
Até à próxima!
***
Extraído do sítio da Feira do Livro de Porto Alegre

2 comentários:

  1. Legal!! E viva Porto Alegre!!!Que venha a próxima Feira!

    ResponderExcluir
  2. Primeira semana de novembro, todos os anos, na Praça da Alfândega...rs
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.