12 de abril de 2012

MEDO - Raymond Carver



Medo de ver a polícia estacionar à minha porta. 
Medo de dormir à noite. 
Medo de não dormir. 
Medo de que o passado desperte. 
Medo de que o presente alce voo. 
Medo do telefone que toca no silêncio da noite. 
Medo de tempestades elétricas. 
Medo da faxineira que tem uma pinta no queixo! 
Medo de cães que supostamente não mordem. 
Medo da ansiedade! 
Medo de ter que identificar o corpo de um amigo  morto. 
Medo de ficar sem dinheiro. 
Medo de ter demais, mesmo que ninguém vá acreditar nisso. 
Medo de perfis psicológicos. 
Medo de me atrasar e medo de ser o primeiro a chegar. 
Medo de ver a letra dos meus filhos em envelopes. 
Medo de que eles morram antes de mim, e que eu me sinta 
[ culpado. 
Medo de ter que morar com a minha mãe em sua velhice, 
[ e na minha. 
Medo da confusão. 
Medo de que este dia termine com uma nota infeliz.
Medo de acordar e ver que você partiu. 
Medo de não amar e medo de não amar o bastante. 
Medo de que o que amo se prove letal para aqueles que amo. 
Medo da morte. 
Medo de viver demais. 
Medo da morte. 
Já disse isso.

• Poemas em inglês extraídos de: All of Us ‒ The Collected Poems - Raymond Carver. Vintage Books, New York, 2000. Tradução de Cide Piquet.

Original: FEAR / Fear of seeing a police car pull into the drive. / Fear of falling asleep at night. / Fear of not falling asleep. / Fear of the past rising up. / Fear of the present taking flight. / Fear of the telephone that rings in the dead of night. / Fear of electrical storms. / Fear of the cleaning woman who has a spot on her cheek! / Fear of dogs I've been told won't bite. / Fear of anxiety! / Fear of having to identify the body of a dead friend. / Fear of running out of money. / Fear of having too much, though people will not believe this. / Fear of psychological profiles. / Fear of being late and fear of arriving before anyone else. / Fear of my children's handwriting on envelopes. / Fear they'll die before I do, and I'll feel guilty. / Fear of having to live with my mother in her old age, and mine. / Fear of confusion. / Fear this day will end on an unhappy note. / Fear of waking up to find you gone. / Fear of not loving and fear of not loving enough. / Fear that what I love will prove lethal to those I love. / Fear of death. / Fear of living too long. / Fear of death. / I've said that.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.