12 de abril de 2012

CORES DA CHINA: VERMELHO

Aos olhos dos estrangeiros, é muito evidente a preferência dos chineses com a cor o vermelha. De paredes da Cidade Proibida até a bandeira de cinco estrelas na Praça Tian'anmen (Praça da Paz Celestial), das rosas favoritas em cerimônias de casamento até lanternas pendentes em ruas e letreiros de lojas em painéis comerciais, vê-se a cor em todos os cantos.

O vermelho significa um valor e um sentimento especial para os chineses, sendo tão importante quanto a boa sorte, felicidade, entusiasmo, paixão, justiça e revolução. Além disso, acredita-se que o vermelho é capaz de afastar o mal e trazer a prosperidade.

Na mentalidade do povo chinês, o vermelho simboliza um ambiente aconchegante e alegre. Em cerimônias de casamento, a noiva usa uma roupa vermelha e veste calçados vermelhos bordados com figuras de dragão e fênix e pode até cobrir toda a cabeça com um lenço vermelho. E toda a casa dos recém-casados deve ser decorada em vermelho.

O vermelho é ainda a cor do amor. Segundo a lenda chinesa, o Deus do casamento usa uma corda fina vermelha para amarrar os pés de namorados que se tornarão finalmente um casal. Na China, os casamenteiros são frequentemente chamados de "Miss Red" em homenagem a uma corajosa e perspicaz serva, personagem de um romance clássico-romântico, que ajudou a patroa a se casar com um jovem, apesar da oposição de sua mãe. Além disso, o casamento na China é conhecido como "ato vermelho", enquanto o funeral, "ato branco".

Durante o Festival da Primavera, a celebração mais importante do ano, não se pode esquecer dos ornamentos vermelhos, como recortes de papel, desenhos, brinquedos e bordados que enfeitam casas, ruas e espetáculos públicos. A cor é indispensável para as atividades comemorativas, pois os chineses acreditam que o vermelho traz paz, segurança, riqueza e alegria.

Na antiguidade, o vermelho era exibido nas paredes dos palácios e templos, nas portas dos departamentos governamentais e nas residências dos nobres, até em vestimentas dos funcionários públicos.


Nos tempos contemporâneos, o vermelho passou a representar a revolução, a cor que lembra o fogo, sangue, entusiasmo e luta. No século passado, as forças armadas criadas pelo Partido Comunista da China (PCCh) foram chamadas de Exército Vermelho e o território controlado pelo partido, de "Zona Vermelha".

Anos depois, foi fundada a República Popular Da China, que era conhecida no exterior como a "China Vermelha". O vermelho, a mesma cor do fundo da bandeira do PCCh, da bandeira nacional, do emblema nacional da China e até do lenço triangular que as crianças chinesas vestem no pescoço, é considerado um símbolo do sangue derramado pelo mártires.

Hoje em dia, em parques públicos, vê-se frequentemente idosos e homens de meia-idade que se reúnem pela manhã para cantar em voz alta. As canções favoritas deles são do tipo revolucionário, também chamadas "canções vermelhas". São exatamente essas canções que os acompanhavam na infância, adolescência e juventude.

Extraído do sítio da CRI - Rádio China Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.