30 de abril de 2012

APRESENTAM NA COLÔMBIA LIVRO SOBRE FIDEL CASTRO


Bogotá, 30 abr (Prensa Latina) - O livro Fidel Castro: Guerrilheiro do Tempo, sobre a vida do líder da Revolução cubana, será apresentado hoje nesta capital por sua autora Katiuska Blanco, no contexto da 25 Feira Internacional do Livro.

A apresentação contará com a participação do poeta, ensaísta e jornalista colombiano William Ospina, e assistirão destacadas personalidades da cultura e a política da nação sul-americana, bem como representantes de organizações sindicais e membros dos grupos de solidariedade com Cuba.

Também estarão presentes os membros do corpo diplomático cubano acreditado aqui, encabeçado pelo embaixador Iván Mora.

Ontem Blanco percorreu as ruas do centro da capital colombiana, por onde há mais de 64 anos percorreu o então jovem Fidel Castro.

Acompanhada por membros da Embaixada de Cuba na Colômbia e colombianos amigos da ilha, a jornalista e escritora cubana internou-se em um percurso que qualificou de extraordinário ao se aproximar dos cenários históricos que viveu o líder cubano durante o Bogotazo.

Com esse nome batizou-se um período de protestos, desordens e repressão que seguiram ao assassinato de Jorge Eliécer Gaitán em 9 de abril de 1948 no centro de Bogotá.

A escritora afirmou em declarações à Prensa Latina que durante anos escutou e leu sobre o referido acontecimento histórico e seus palcos.

"Tem sido um percurso extraordinário, algo com o que de alguma maneira todos os que têm tido que estudar cenários históricos e não puderam percorrê-lo sonham. E essa é a sensação que eu tenho hoje", expressou.

Assegurou que ao transitar pela história que recolhem as ruas desta cidade pensou nas vivências que Fidel Castro teve então, pois de alguma maneira -disse- tudo o que o Bogotazo foi em sua vida o marcou e o definiu para coisas que depois ele empreenderia com a Revolução cubana.

Aqui também aprendeu coisas que não deviam suceder em uma explosão social ou em uma revolução, explicou depois do qual agregou que durante todo o percurso pelo centro da cuidem teve muito presente a Fidel Castro; "E isso é uma emoção grande".

Por outra parte, Blanco teve a oportunidade de conhecer Luis Emiro Valencia, que foi secretário de Gaitán e entrevistou o líder da Revolução cubana em 1961 em Havana.

Depois desse encontro, Valencia publicou um livro com o título de "36 horas com duas personagens da história: Fidel Castro e a Revolução cubana", o qual obsequiou a sua interlocutora, que por sua vez lhe entregou um exemplar de Fidel Castro: Guerrilheiro do Tempo.

Ambos, na intimidade do apartamento de Valencia, situado em frente ao Eixo Ambiental em Bogotá e decorado com fotografias e livro, trocaram episódios e impressões a respeito de Fidel Castro e os acontecimentos do Bogotazo.

Posteriormente Valencia, com uma ágil energia de suas nove décadas de vida, acompanhou Blanco em seu percurso, um gesto que a escritora qualificou de extraordinário ao ser ele um da testemunha diretos dos acontecimentos de 9 de abril de 1948.

Fidel Castro: Guerrilheiro do Tempo recolhe as conversas de Blanco com o líder da Revolução cubana, nas quais aparecem continuamente suas ideias e pensamentos.

No texto apreciam-se momentos importantes da infância e a adolescência do líder cubano, a relação familiar e sua habilidade para explicar-se a posição daquelas pessoas com as quais compartilhou momentos de infância e juventude.


Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.