12 de abril de 2012

DOIS FILMES VÃO CONTAR A VIDA DE CLARICE LISPECTOR - Mariângela Guimarães



“Eu faço tudo por Clarice.” A frase, dita com sincera paixão, é do norte-americano radicado na Holanda Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector. Depois de lançar em 2009 a biografia ‘Why this World’ – publicada no Brasil com o título ‘Clarice,’ -, Moser agora está à frente de mais um grande projeto sobre a escritora. Na verdade dois grandes projetos: dois filmes contando a vida de Clarice Lispector. Um documentário e um longa-metragem baseado em sua trajetória.

“Sempre foi um sonho meu, mas a ideia veio de um produtor em Mônaco que me contatou quando viu um artigo sobre meu livro e ficou apaixonado pela foto da Clarice. Ele leu a matéria, depois leu meu livro e me ligou dizendo: ‘a gente tem que fazer alguma coisa sobre essa mulher’. E é claro que eu não precisava ser convencido, porque eu acho Clarice um assunto maravilhoso para um filme”, conta Benjamin Moser, que participa dos dois projetos como produtor executivo.

BBC

“O primeiro filme, que é um longa metragem, está bem encaminhado. A gente contratou esta semana os roteiristas, que são ingleses. A outra novidade é que a gente foi contatado pela BBC pra fazer um documentário sobre a vida dela na televisão inglesa. Isso pra mim é uma emoção muito grande, porque o que acontecer na BBC também será visto em vários outros países, então eu estou esperando que a partir disso vamos ter a Clarice na Rússia, na Grécia, na Coreia... Levar a história dela para ainda mais lugares.”

A previsão é de que o documentário esteja pronto no final deste ano. Já o longa-metragem terá o roteiro pronto em junho, e a expectativa é de que o filme seja produzido até o ano que vem. Moser pretende que o projeto seja o mais internacional possível, já que um de seus principais objetivos é tornar a escritora mais conhecida fora do Brasil.

“Meu sonho é levar Clarice para fora, para torná-la mais lida e mais conhecida. Porque isso levou muitos anos no Brasil. A Clarice foi uma coisa de minoria na vida dela”, comenta Moser. “Ela foi lida pelos círculos intelectuais e artísticos no Rio, São Paulo. Mas foi realmente depois da morte que ela se tornou popular. E isso foi na língua dela, na terra dela. Então, pra fazê-lo fora, primeiro temos que ter as traduções. A gente está lançando agora nos Estados Unidos mais quatro traduções em inglês, que eu ajudei a fazer, e que eu acho que ficaram ótimas. Eu tenho o maior orgulho disso. Eu acho que vai ser uma revolução mesmo quando as pessoas virem o que é Clarice Lispector. Porque até agora as traduções eram muito instáveis – tem algumas boas, tem algumas muito ruins, todas com vozes diferentes.”

Muitas Clarices

Apesar de estar entrando num mundo completamente novo - o do cinema -, Benjamin Moser vê a empreitada como uma continuação de seu caminho de muitos anos no encalço de Clarice. Depois de ter feito seu próprio perfil da escritora, ele se confessa encantado com a ideia de redescobri-la por novos olhos e novas interpretações.

“‘Clarice,’ foi a minha visão de Clarice, e acho que vai ser muito interessante agora ver como uma atriz de outro país interpreta Clarice, como um roteirista inglês interpreta Clarice, como um diretor brasileiro, por exemplo, interpreta Clarice. Cada leitor tem a sua Clarice e vamos ter uma multiplicidade de Clarices que eu acho que vai ser muito interessante.”

Seu desejo é que o filme tenha repercussão mundial, o que pode ser conseguido com um nome de peso no papel principal, por exemplo. Moser diz que já tem alguns nomes em mente, mas prefere não comentar enquanto não tiver nada confirmado, e desmente boatos divulgados pela imprensa no Brasil:

“A mentira que circulava no Brasil sobre a Meryl Streep eu posso desmentir de novo. Mas temos ideias, sim, sobre atriz, diretor, sobre vários componentes. Falando da Meryl Streep, eu acho que teria que ser uma pessoa mais nova, porque Clarice morreu aos 56 anos e acho que a Meryl Streep já tem 64. Queremos alguém que possa interpretar Clarice jovem e também a Clarice madura. Acho que tem muita gente que gostaria de fazer um papel destes, então acredito que não vamos ter problema em encontrar uma pessoa de qualidade.”

Benjamin Moser: “Meu sonho é levar Clarice para fora, para torná-la mais lida e mais conhecida.". © Foto: (c) Mariângela Guimarães - www.rnw.nl
Extraído do sítio RNW 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.