10 de abril de 2012

RÚSSIA LEMBRA OS 41 ANOS DA MORTE DE IGOR STRAVINSKY



Um dos maiores compositores da Rússia, Igor Stravinsky, está recebendo homenagens em todo o país desde a sexta-feira, 6 de abril, quando foram lembrados os 41 anos da sua morte.

Igor Fiodorovitch Stravinsky nasceu em Oranienbaum, em 17 de Junho de1882 e faleceu em Nova York, em 6 de Abril de 1971. Além de emérito compositor, Stravinsky foi exímio pianista e maestro. Igor Stravinsky foi considerado por muitos como um dos compositores mais importantes do século 20. A prestigiosa revista norte-americana Time relacionou o músico russo entre as cem pessoas mais influentes do século passado.

A carreira de compositor de Igor Stravinsky é apreciada pelos críticos pela diversidade estilística. Inicialmente adquiriu fama internacional com três balés encomendados pelo empresário Sergei Diaghilev, balés estes que receberam títulos em francês: L'Oiseau de Feu, O Pássaro de Fogo, composto em 1910, Petrushka, de 1911, e Le Sacre du Printemps, A Sagração da Primavera, de 1913.

Além da música, Igor Stravinsky se dedicou a outra paixão, a literatura. O compositor publicou vários livros, quase sempre com a ajuda de um colaborador. Em sua autobiografia publicada em 1936, Chronicles of My Life (Crônicas da Minha Vida), escrita com a ajuda de Walter Nouvel, Igor Stravinsky incluiu a famosa declaração de que a "música é, pela sua própria natureza, essencialmente impotente para expressar seja lá o que for." Outro sucesso literário de Igor Stravinsky foi a Poética Musical, publicado, inicialmente em 1942 em francês com o título Poétique Musicale e que depois, em 1947, foi publicado em inglês com o título de Poetics of Music.


Extraído do sítio Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.