14 de dezembro de 2012

PRÊMIO JOAQUIM FELIZARDO EM LITERATURA É ENTREGUE A JANE TUTIKIAN

A diretora do Instituto de Letras da UFRGS foi homenageada em premiação que contou com a presença do prefeito José Fortunati.

Prêmio é iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura - Foto: Cristine Rochol/PMPA

Em cerimônia realizada quarta (12) à noite, no Teatro Renascença, a diretora do Instituto de Letras da UFRGS Jane Tutikian recebeu o VII Prêmio Joaquim Felizardo, na categoria Literatura. Ela é autora de 17 obras que acumulam prêmios e foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre no ano passado.

A premiação, que contou com a presença do prefeito José Fortunati e seu vice, Sebastião Melo, foi criada há sete anos pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e homenageia artistas, intelectuais, iniciativas, mídia e mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade, em diversas áreas. Tutikian foi uma dos dezoito premiados, escolhidos por um conselho formado pelos coordenadores de áreas artístico-culturais da SMC e pelo secretário da pasta.

Em 1974, quando publicou seu primeiro livro, “Batalha Naval”, Jane Tutikian recebeu o primeiro de seus 16 prêmios literários ­– com destaque para o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1984, o Érico Veríssimo em 1987, dois Tibicueras em 1994, um Açorianos em 2001, o Prêmio Alejandro Jose Cabassa da União Brasileira de Escritores em 2002, e quatro prêmios da Associação Gaúcha de Escritores do Rio Grande do Sul, o último em 2010.

Formou-se em Letras UFRGS, onde fez mestrado e doutorado em Literatura Comparada, com pós-doutorado na PUCRS. Participou de várias antologias e organizou mais de vinte livros, sendo responsável pelas obras completas de Fernando Pessoa. Assinou dezessete livros de ficção, sendo seis de contos, dois de ensaio, oito novelas infanto-juvenis e um romance. Jane Tutikian faz parte da Academia Rio-Grandense de Letras, da Academia Literária Feminina, é vice-presidente da Associação Gaúcha de Escritores e presidente da Associação Lígia Averbuch.

Extraído do sítio Portal UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.