13 de dezembro de 2012

MARÍLIA PÊRA ENCERRA MOSTRA DE TEATRO BRASILEIRO EM PORTUGAL - Gilberto Costa


Lisboa – A atriz Marília Pêra está em cartaz de hoje (13) a domingo (16) em Lisboa com a peça Herivelto como Conheci, baseada no livro escrito por Yaçanã Martins (filha do compositor) e Cacau Hygino, que traz as cartas de amor trocadas entre Herivelto Martins (1912-1992) e sua segunda mulher, Lurdes Torelly. Dirigida por Cláudio Botelho, a peça não está mais em cartaz no Brasil.

A apresentação encerra a Mostra de Teatro do Brasil em Lisboa, que integra a programação do Ano do Brasil em Portugal. De 22 de setembro a 21 de novembro, cerca de 6 mil pessoas assistiram, na capital portuguesa e em outras cidades lusitanas, a espetáculos brasileiros como Bibi Ferreira em Concerto, Missa dos Quilombos, Hell, Cartas de Maria Julieta a Carlos Drummond de Andrade.

A peça, encenada por Marília Pêra no Teatro Nacional D. Maria II, é um “monólogo musical”, no qual a atriz representa Lurdes Torelly. Marília já representou Dalva de Oliveira, primeira mulher do compositor, no espetáculo A Estrela Dalva (1987). “Estou contando a história de um triângulo amoroso”, diz a atriz.

Herivelto Martins assistiu à peça sobre Dalva de Oliveira “com um diapasão na mão”, lembra Marília Pêra. O instrumento serviu para constatar que a atriz conseguiu cantar com os tons originais da cantora, conta, orgulhosa. A atriz se diz “uma dançarina que interpreta e canta”.

Marília Pêra já fez outras peças e espetáculos musicais como Roda Viva (1968) e Deus Lhe Pague (1976); além de Marília Pêra Canta Ari Barroso (2003) e Marília Pêra Canta Carmen Miranda (2005). A atriz é bastante conhecida pelo público lusitano, já que uma novela veiculada no começo do ano no Brasil está sendo transmitida pela TV por assinatura em Portugal.

Além da mostra do teatro, o Ano do Brasil em Portugal tem outras atrações em cartaz. Hoje, no Espaço Brasil, se apresenta o grupo Roda de Choro de Lisboa e no fim de semana haverá o concerto de André Abujamra.

Também estão nos palcos lusitanos o Festival do Baião, Stand Up Comédia, de Fernando Caruso e convidados, e os espetáculos Eu Vi O Sol Brilhar em Toda A Sua Glória e Como Nascem As Estrelas (veja programação no site 

O Ministério da Cultura seleciona as atrações musicais do Ano do Brasil em Portugal para a programação de janeiro a junho de 2013 e prepara editais para circo, teatro, dança, artes plásticas, fotografia e outras formas de expressão.

O vice-presidente da República, Michel Temer, que está em Lisboa e almoça com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, assistirá à peça de Marília Pêra na noite desta quinta-feira.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.