1 de dezembro de 2012

GANHADORA DO IV PRÊMIO ACHEI USA DE LITERATURA É DE NOVA YORK

Denise Monteiro, moradora de Nova York, foi a grande vencedora do IV Prêmio AcheiUSA de Literatura, com o conto "Acrux". Denise, natural de São Paulo, SP, mora nos EUA há 20 anos, onde faz mestrado em Creative Writing na Universidade de New York. Ela vai levar o prêmio de $1,200 dólares e terá o seu conto publicado na próxima edição do AcheiUSA.

Em segundo lugar ficou Tomás Creus, com o conto "Mas é Carnaval", e em terceiro Lúcia Santos, autora de "Nem Todos os Sorrisos Dizem Sim". Eles receberão $600 e $200, respectivamente, e também vão ter seus trabalhos publicados no AcheiUSA.

Trinta e sete trabalhos participaram do concurso, uma promoção do AcheiUSA em conjunto com o Consulado Geral do Brasil em Miami, que ofereceu os prêmios e reforçou a comissão julgadora indicando nomes de alto nível para avaliar os trabalhos (veja quadro).
A entrega dos prêmios será em data a ser definida pelo Consulado, mas acontecerá ainda em dezembro, em cerimônia especial, com a presença do Cônsul-Geral do Brasil em Miami, embaixador Hélio Vítor Ramos Filho, presidente de honra do júri.

O concurso surpreendeu pela quantidade de bons trabalhos, mas no fim se destacou o conto "Acrux" como grande vencedor.

A respeito do concurso, o embaixador Hélio Vítor declarou: "É de fundamental importância estimular as habilidades literárias de nossos compatriotas e fomentar o interesse pela língua portuguesa entre os brasileiros emigrados. São iniciativas como este concurso que colaboram para a preservação da língua pátria mesmo em regiões distantes do território nacional. Agradeço em particular as professoras de Português que, além de sua dedicação diária para preservação de nossa língua e cultura, doaram seu tempo para correção dos textos inscritos no concurso. Gostaria de reconhecer o esforço de todos aqueles que inscreveram seus trabalhos e participaram dessa importante iniciativa, e congratulo-me com os três autores vencedores, que espero poder conhecer em breve, na cerimônia de premiação.

Jorge Moreira Nunes, diretor do AcheiUSA e também membro da comissão julgadora, ficou satisfeito com o retorno do concurso, que há dois anos não era realizado: "É muito importante que haja mais iniciativas assim. Nós, como veículo de comunicação em português fora do Brasil, temos a missão de representar bem nossa língua no Exterior, estimulando o seu uso correto e a paixão pela literatura na comunidade. Gostei do resultado, indiscutivelmente merecido, mas pessoalmente faria uma menção honrosa ao conto ‘Cultura’, de Leandro Marcolino, que mesmo sem uma temática diretamente relacionada à condição de imigrante, mostrou qualidades literárias que merecem serem citadas. Este ano tivemos o apoio imprescindível do Consulado Brasileiro em Miami, sem o qual o concurso não seria possível, e esperamos sempre continuar com este apoio para prosseguirmos na nossa missão.

IV Prêmio AcheiUSA de Literatura - Comissão Julgadora

Beatriz Cariello - Beatriz Cariello é Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)e Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literatura Brasileira também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Leciona há mais de 20 anos, tendo experiência com alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universidade. Atualmente é Professora Adjunta da Florida International University (FIU), ensina Português como Língua Estrangeira na Doral Middle School e John I. Smith k-8 Center, é Coordenadora Educacional da Fundação Vamos Falar Português e Vice-Presidente da Organização Americana de Professores de Português.

Augusta Vono - Professora de Português e diretora do Bacharelado de Português do Departamento de Línguas Modernas, Florida International University (FIU), em Miami EUA, desde 2003. Outras funções são: Diretora do Study Abroad Program in Brazil (desde 2006); Diretora do Exame Celpe-Bras na FIU (desde 2007); Diretora do Brazilian Culture Club at FIU; e Líder do Primeiro Toastmasters College Club em Português nos Estados Unidos. Formação acadêmica: Bachalerado em Letras pela PUC-MG; Mestrado em Literatura pela UFMG; e Doutorado em Literatura (ABD) pela USP. No Brasil, sempre trabalhou como professora universitária.

Tracy Devine Guzmán - é formada em Literatura Francesa e Relações Internacionais (University of Virginia); mestrado em Ciências Políticas (College of William and Mary); e doutorado em Estudos Culturais da América Latina (Duke University). É professora associada da University of Miami, onde leciona no Departamento de Literaturas e Línguas Modernas e no Programa de Estudos Latino-Americanos. É autora de múltiplos artigos críticos publicados em revistas nacionais e internacionais, e do livro Native and National in Brazil: Indigeneity After Independence

Jorge Moreira Nunes - Empresário, publicitário, jornalista, escritor e músico carioca. Publisher do AcheiUSA e idealizador do concurso, mora há treze anos na Flórida. Vencedor em 1998 do Prêmio para Novos Escritores, do Instituto Nacional do Livro, vinculado ao Ministério da Educação e Cultura.

Antonio Tozzi - Um dos mais prestigiados jornalistas da mídia comunitária dos EUA, passou por diversas redações no Brasil e nos Estados Unidos, onde foi redator-chefe dos jornais Florida Review e AcheiUSA, para o qual ainda colabora regularmente.

Extraído do sítio AcheiUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.