5 de abril de 2012

PRINCÍPIOS DE DOMINAÇÃO PELA PROPAGANDA DO NAZISTA JOSEPH GOEBBELS

Orador Hipnótico e Mestre da Propaganda Nazista, Joseph Goebbels ajudou Hitler como ministro da propaganda em 1933 a conquistar o coração e a mente do povo alemão e ainda lhe deu poder sobre toda cultura, rádio e imprensa alemã. Saiba mais sobre Joseph Goebbels aqui.

Princípio baseados no "Goebbels Principles of Propaganda" de Leonard W. Doob, publicado em Opinião Pública e Propaganda, um livro de leituras editado pela Sociedade de Estudos Psicológicos e de Questões Sociais. O texto original você lê aqui. Já aqui vocês encontram uma coleção do material de propaganda nazista de Joseph Goebbels que é parte de um grande site sobre propaganda nazista. Ele inclui muitos de seus artigos semanais para o Reich, bem como vários dos seus discursos.

Joseph Goebbels ministro da Propaganda, como gostava de ser fotografado com as crianças. 

Aqui está ele com um menino da Juventude Hitlerista.

Leia Ainda a Matéria: A estética da propaganda política em Goebbels pelo Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP Luís Mauro Sá Martino. Clique Aqui
"A teoria da propaganda de Goebbels pode ser resumida em um princípio: as massas são ignorantes, portanto a mensagem deve ser direta; portanto, a propaganda deve agradar; para tanto, seu modelo não é a política, mas o entretenimento." - Luís Mauro Sá Martino
Princípios de Dominação pela Propaganda:

1. SIMPLIFICAÇÃO OU DO INIMIGO ÚNICO: É importante adotar uma única ideia, um único símbolo. Transforme seu adversário em um único inimigo.

2. MÉTODO DO CONTÁGIO: Reúna todos seus adversários em uma só categoria, em uma soma individualizada. Todos seu inimigos devem ser só um (oposição)..

3. TRANSPOSIÇÃO: Leve para os adversários seus próprios erros e defeitos, respondendo ataque com ataque. Se não poder negar as más notícias, invente outras que as distraiam. 

4. EXAGERAR E DESFIGURAR: Aumente a proporção de uma história, por menor que ela seja contra você, em ameaça grave que seja ruim para os outros.

5. VULGARIZAÇÃO: Toda propaganda deve ser popular, adaptando seu nível ao menos instruídos dos indivíduos aos quais se dirija. Quanto maior a massa a convencer, menor o esforço mental a realizar. A capacidade receptiva das massas é limitada, sua compreensão escassa e tem grande facilidade para esquecer. 

6. ORQUESTRAÇÃO: A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repeti-las incansavelmente, apresentando-as uma e outra vez, de diferentes perspectivas, mas sempre convergindo para o mesmo conceito, sem fissuras nem dúvidas (famoso bordão). 

7. RENOVAÇÃO: Emita sempre, informações e argumentos novos a um ritmo tal que quando o adversário responda, o público já esteja interessado em outra coisa. 

8. VEROSSIMILHANÇA: Construir argumentos a partir de fontes diversas, através de informações fragmentárias. 

9. SILENCIAÇÃO: Encobrir as questões sobre as quais não tenha argumentos e dissimular as notícia que favorecem o adversário, contraprogramando com a ajuda dos meios de comunicação afins. (se algo estiver ruim e isso não seja a seu favor, aposte na propaganda e mostre que as coisas estão melhores ou melhorando, ainda que não estejam)

10. TRANSFUSÃO: A propaganda sempre opera a partir de um substrato preexistente, seja uma mitologia nacional, ou um complexo de ódios e preconceitos tradicionais. Trate de difundir argumentos que possam arraigar-se em atitudes primitivas. 

11. UNANIMIDADE: Convença as pessoas de que elas pensam "como todo mundo", criando uma (falsa) impressão de unanimidade.

Extraído do sítio No Mundo & Nos Livros

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