5 de julho de 2013

NA FLIP, DIRETOR DA FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT ELOGIA PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA - Mirella Nascimento

Karine Panza, da Câmara do Livro, Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, e Renato Lessa, da Biblioteca Nacional, durante coletiva de imprensa na Flip 2013 Mirella Nascimento/UOL

Homenageado deste ano da Feira do Livro de Frankfurt, o Brasil terá uma programação paralela ao evento, que vai de 9 a 13 de outubro. A relação de participantes desta programação foi divulgada nesta quinta-feira (4), durante a Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro.

Durante coletiva, o diretor da Feira, Juergen Boos, se disse empolgado com a participação do Brasil no evento e elogiou a produção literária do país. "Já dá para sentir a presença brasileira no mercado editorial alemão. Parabéns", disse ele.

Karine Pansa, da Câmara do Livro, destacou o trabalho para vender direitos autorais de escritores brasileiros no exterior, especialmente em eventos como a Feira de Frankfurt. "Já somos conhecidos como um país comprador de livros, agora queremos ser conhecidos como vendedores de direitos autorais".

Entre os escritores selecionados, estão Paulo Coelho e Marçal Aquino na categoria Prosa. Também estão na seleção Lília Moritz Schwarcz (na categoria Conhecimentos/Sabores/Biografias), Gabriel Bá (HQ), José Miguel Wisnik (Crítica), Ruth Rocha, Ziraldo, Maurício de Sousa (Infanto-Juvenil), Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Daniel Galera, Lourenço Mutarelli e João Ubaldo Ribeiro (Prosa).

No dia 8 de outubro, a Cerimônia de Abertura da Feira do Livro contará com os escritores Ana Maria Machado e Luiz Ruffato e a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Até o fim de 2013, 92 escritores vão representar o Brasil em eventos em diferentes cidades. Entre eles, está a Feira do Livro de Leipzig, a LitCologne e a Festival Internacional de Leitura de Berlim. O rapper paulista Criolo inaugura a programação no dia 23 de agosto.

Programação paralela

A programação paralela inclui 10 shows, um ciclo de cinema que dialoga diretamente com a literatura, um ciclo de dramaturgia, dois espetáculos de dança, nove exposições e cinco performances, que incluem instalações e videodança.

Além de músicos consagrados como Criolo, Lenine e Zélia Duncan, os organizadores destacaram a presença de Julio Barreto, conhecido como o Caymmi de Caruaru, que mistura ritmos como samba, guitarrada, soul e elementos eletrônicos. O samba também estará presente, mas não de forma tradicional. Um espetáculo inédito criado especialmente para o evento reunirá a cantora Fabiana Cozza e a Big Band HR3, grupo alemão de jazz.

Extraído do sítio UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.