A prestigiada casa de leilões Christie’s anunciou na quarta-feira, dia 20, a venda de uma rara impressão feita por Andy Warhol do rosto de Vladimir Lenin, pai da Revolução Bolchevique de 1917. O lance vencedor levou a obra, de edição limitada, por pouco mais de 202 mil dólares.
Datado de 1987 e intitulado "Red Lenin", o retrato foi descrito pela Christie’s como uma "impressão de tela em cores, em excelente estado de conservação", e conseguiu ser vendido por um valor bem acima de sua estimativa de pré-venda – de 45 a 75 mil dólares.
"Red Lenin": Obra de Andy Warhol foi vendida para pagar dívidas
Segundo o jornal britânico “The Times”, a impressão era anteriormente detida pelo autoexilado empresário russo Boris Berezovsky. Citando "fontes familiarizadas com os assuntos do oligarca", o diário afirma que ela foi leiloada "para pagar credores e dívidas legais".
Em agosto de 2012, Berezovsky perdeu uma batalha jurídica contra o também russoRoman Abramovich, proprietário do clube de futebol londrino Chelsea. O magnata de 65 anos de idade reclamava 4,7 bilhões de dólares em danos, acusando seu ex-sócio de tê-lo intimidado para vender ações da gigante do petróleo Sibneft abaixo do valor real de mercado.
Antes disso, em julho de 2011, a ex-mulher de Berezovsky ganhou um acordo de separação que a mídia britânica descreveu como o maior pagamento por divórcio da história do sistema jurídico inglês. Rumores indicam que o valor do acordo ultrapassou os 330 milhões de dólares.
Em janeiro deste ano, o juiz que preside outro caso envolvendo Berezovsky emitiu uma sentença descrevendo o empresário como "um homem sob pressão financeira".
Agora, para consolo do atormentado magnata russo, o camarada Lenin ressurge através do toque pop de Warhol para aliviar um pouco suas dívidas.
Extraído do sítio Diário da Rússia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.