Reformador, visionário, poeta – o Imperador Meiji retirou o Japão de um sistema feudal, modernizou-o e tornou-se uma pedra basilar para o Japão moderno, assim como para os praticantes de Reiki.
Filho do Imperador Komei e da Dama de Companhia Nakayama Yoshiko, Mutsushito (睦仁) nasceu a 3 de Novembro de 1852, sendo mais velho que o Mestre Mikao Usui 13 anos. Ascendeu ao trono a 3 de Fevereiro de 1867, tendo mudado a Era, a Setembro de 1868, para Meiji (Governo Iluminado). Com esta mudança, terminou o regime feudal japonês, assumindo-se como verdadeira autoridade no Japão unido. Casou a 2 de Setembro de 1867 com a Senhora Masako (mais tarde rebatizada Haruko), sendo postumamente chamada Imperatriz Shoken.
À medida que ia fortalecendo os laços com os Estados Unidos, o imperador reforçou o poder de estado, tomando como modelo os países mais desenvolvidos no Ocidente. A reforma agrária e industrial, permitiram o Japão tornar-se um importante entreposto comercial, além de manter a supremacia naquela região do pacífico.
Mutsushito, o Imperador Meiji (明治天皇), faleceu a 30 de Julho de 1912 e foi enterrado no cemitério Fushimi Momoyama Ryo em Quioto.
A influência do Imperador Meiji no Reiki
No manual dado aos seus alunos, Mikao Usui incluia 125 poemas Waka, do Imperador Meiji. Os poemas waka eram constituídos por 31 sílabas e representavam os sentimentos dos japoneses. A estes poemas chamavam-se os Gyosei. O Mestre Usui recomendava que os seus alunos os lessem em voz alta, como auxiliar no caminho para o seu desenvolvimento.
Mutsushito estudou poesia a partir dos 8 anos. Acredita-se que escrever cerca de 100000 poemas ao longo de toda a sua vida. Apenas cerca de 500 Gyosei foram publicados, isto porque os poemas eram considerados sagrados. Foi Takasaki, um administrador da “divisão de poesia” (Outadokoro), o responsável pela partilha ao público dos poemas. Os Gyosei eram os ensinamentos do Imperador Meiji para os seus súbditos. Assim como o Imperador era considerado sagrado, também os seus escritos, os Gyosei, o eram.
Com esta perspectiva, podemos perceber melhor a importância desta poesia para os praticantes de Reiki – eram ensinamentos sagrados, orientadores, vindos do Imperador.
Para os tempos que se aproximam
E da reunião que deve ser cumprida
Todos no nosso povo
Devem ser ensinados a caminhar
O caminho da sinceridade
Poema Waka escrito pelo Imperador Meiji
Poema Waka escrito pelo Imperador Meiji
Pequena e de uma beleza serena Ichijō Masako (一条勝子), posteriormente intitulada Imperatriz Shoken, escreveu cerca de 30000 waka ao longo da sua vida. Na sua infância, era um prodígio e aos 4 anos já lia os poemas de Kokin Wakashū, iniciando a sua poesia waka na idade de 5 anos.
Todas as manhã
Olhamos nos nossos espelhos
Que são imaculados;
Oh, se pudessemos reter
tal pureza de alma.
Poema waka escrito pela Imperatriz Shoken
Poema waka escrito pela Imperatriz Shoken
A família Imperial Japonesa, em 1900 – Torajiro Kasai
Pintura da Imperatriz Shoken e do Imperador Meiji
* Podem ler mais sobre o imperador Meiji e sobre a poesia Waka no livro Reiki como Filosofia de Vida, de Johnny De’ Carli (ed. Dinalivro).
Extraído do sítio Associação Portuguesa de Reiki
Extraído do sítio Associação Portuguesa de Reiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.