O elétrico n.º28 também vai ser palco de uma leitura encenada. Foto: João Ferrão |
Realiza-se pela primeira vez em Lisboa, a Noite de Literatura Europeia, que leva hoje a oito espaços, oito obras de oito escritores.
Oito lugares emblemáticos entre o Largo Camões e o Príncipe Real vão ser invadidos por livros, leituras, leitores e escritores. Pela primeira vez em Lisboa, a Noite de Literatura Europeia chega hoje (24), para dar destaque a obras de oito escritores europeus, em oito sessões de leitura.
As leituras são na sua maioria acompanhadas pelos autores e encenadas por atores profissionais e alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Com uma duração de 15 minutos, repetem-se entre as 18h30 e 22h30 a cada meia hora, para que o público visite os outros locais do percurso literário delineado para esta noite.
Portugal está representado pelo escritor, ilustrador e músico Afonso Cruz, com "O Livro do Ano". A leitura será feita pela atriz Isabel Abreu, sob a direcção de Tiago Guedes, na Galeria Zé dos Bois. Será acompanhada por ilustrações e música interpretada por Afonso Cruz.
O Goethe-Institut elegeu "Adeus, Berlim" de Wolfgang Herrndorf, que vai ser lido pelo ator Ulisses Ceia a bordo do eléctrico nº 28, entre o Largo Camões e o Jardim da Estrela.
O Museu da Farmácia é palco das leituras de "No Último Azul", de Carme Riera. Os excertos serão lidos em espanhol pela própria escritora e em português por Rita Figueiredo, aluna da ESTC.
O Institut Français du Portugal convidou o escritor Mathias Énard para estar presente no Convento dos Cardaes, onde será encenada a leitura de trechos do livro "Fala-lhes de Batalhas, de Reis, e de Elefantes". A leitura será feita pelo ator Miguel Fragata na presença do autor.
Rosa Liksom foi a autora escolhida pelo Instituto Ibero-Americano da Finlândia. No Quartel do Carmo será possível conhecer "Os Paraísos do Caminho Vazio e Outros Contos". A autora vai ler algumas passagens em finlandês e os atores Samanta Franco e Miguel Curiel a tradução portuguesa dos pequenos contos seleccionados.
Itália está representada por Massimo Gramellini no Reservatório da Mãe d’Agua a convite do Instituto Italiano de Cultura. Vão ser lidos trechos do livro "Tem Bons Sonhos". O autor Massimo Gramellini irá ler trechos da sua obra em italiano e Pedro Loureiro, aluno da ESTC, lê em português.
O Centro Nacional de Cultura acolhe as leituras de "The Spectacular" de Keith Ridgway, autor irlandês escolhido pelo British Council. Keith Ridgway irá presenciar a leitura em português de Simão Biernat e José Leite, ambos alunos da ESTC.
O Instituto Cultural Romeno elegeu o Orpheu Caffé como cenário das leituras de poemas de Lucian Vasilescu. Os poemas serão lidos em romeno pelo próprio poeta e em português pela atriz Luminita Pereira
O projeto Noites de Literatura Europeia teve início em Praga, em 2008 e tem como objetivo divulgar a literatura europeia contemporânea de forma criativa e através de formatos invulgares.
Extraído do sítio Destak.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.