Foram anunciados hoje os 12 finalistas da 10ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Pela primeira vez, os concorrentes foram avaliados e votados separadamente, em três categorias: poesia, romance e conto/crônica.
Os quatro livros finalistas da categoria poesia são: Escarpas, do poeta português Gastão Cruz, que se estreou na literatura em 1961 e reúne uma extensa produção literária; Vesúvio, de Zulmira Ribeiro Tavares, um dos grandes nomes do panorama da poesia brasileira do século XX; Da arte das armadilhas, segundo livro de poesia da jovem poeta mineira Ana Martins Marques; e Junco, do artista plástico Nuno Ramos, vencedor do Prémio Portugal Telecom 2009, com Ó.
Na categoria romance, o estreante Bernardo Kucinski, com seu primeiro romance K. está ao lado de nomes que representam um sopro renovador na literatura, como Michel Laub, com Diário da queda; Julián Fuks, com Procura do romance e o português Valter Hugo Mãe, com A máquina de fazer espanhóis.
Para completar a lista de finalistas, quatro escritores de contos com boa recetividade da crítica, Dalton Trevisan, com O anão e a ninfeta; Sérgio Sant’Anna, com O livro de Praga; João Anzanello Carrascoza, com Amores mínimos e Evando Nascimento, com Cantos do mundo.
Para falar sobre os 12 livros finalistas no anúncio feito através do site do Prémio em www.premioportugaltelecom.com.br foram convidados a curadora-coordenadora, Selma Caetano, e os curadores da edição 2012, José Castello (literatura brasileira), Madalena Vaz Pinto (literatura portuguesa) e Tania Celestino de Macedo (literaturas africanas).
Na Primeira Etapa, em maio, um Júri Inicial, indicado pela curadoria e composto de 274 professores, críticos literários e escritores, elegeu os 20 classificados de cada categoria, entre os 502 inscritos, que foram 198 romances; 165 poesias e 130 livros de contos e crónicas.
Nesta segunda etapa, as 60 obras classificadas pelo Júri Inicial foram avaliadas e votadas por um júri composto pelos quatro curadores – Selma Caetano, José Castello, Madalena Vaz Pinto e Tania Celestino de Macêdo - e pelos jurados Alcides Villaça, Antonio Carlos Secchin, Benjamin Abdala Júnior, Leyla Perrone-Moisés, Manuel da Costa Pinto e Maria Esther Maciel.
Os vencedores serão conhecidos em novembro em São Paulo.
O Prêmio Portugal Telecom de Literatura está inserido nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal 2012/2013.
Os book trailers
As 12 obras finalistas estão em destaque em book trailers criados por alunos da Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. Os jovens, que têm entre 16 e 21 anos e são moradores de comunidades do Rio, Belo Horizonte e Salvador, foram desafiados a produzir vídeos de 30 a 45 segundos que traduzissem o universo de cada livro para a linguagem audiovisual.
Finalistas Poesia: Book Trailers
Finalistas Romance: Book Trailers
Finalistas Conto/Crônica: Book Trailers
O resultado, pode ser visto em www.premioportugaltelecom.com.br ou no Meo Kanal (Meo kanal 237374), e é uma coleção inovadora de vídeos que exploram técnicas diversas de produção e animação, como a computação gráfica, o stop-motion, a rotoscopia e o live action, com atores reais e que se aproximam mais da videoarte que da publicidade.
O projeto, que envolveu cerca de 30 alunos e seis educadores da Oi Kabum! durante três meses, começou com uma imersão dos jovens nas 60 obras literárias e com workshops de experimentação audiovisual.
Extraído do sítio Observatório da Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.