SÃO PAULO, SP, 19 de setembro (Folhapress) - A escritora Tatiana Belinky, 93, foi anunciada vencedora do Troféu Juca Pato, correspondente ao concurso Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores.
![]() |
Troféu Juca Pato |
O prêmio é concedido anualmente, desde 1963, a um intelectual que tenha publicado uma obra relevante para a cultura nacional no ano anterior.
Uma das principais autoras de obras infantojuvenis no Brasil, Belinky foi premiada pelo livro "Língua de Crianças - Limeriques às Soltas" (editora Global).
"Eu quase caí pra trás. Sou tão antiga que nem esperava ganhar. É uma honra, uma surpresa muito agradável. Grandes intelectuais já ganharam esse prêmio antes", disse Belinky. Ela também é autora de sucessos como "Coral dos Bichos" e "O Grande Rabanete".
A escritora concorria ao Juca Pato com o cardiologista Adib Jatene. No ano passado, o geógrafo Aziz Ab'Sáber foi escolhido por unanimidade pelo júri.
Belinky nasceu em 18 de março de 1919, na Rússia. Mudou-se com a família para o Brasil em 1929. Já publicou mais de 270 obras publicadas e é conhecida pelos limeriques (poemas divertidos feitos com cinco versos). A data de entrega do prêmio deste ano ainda será definida.
Extraído do sítio Jornal da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.