Posicionar-se em um determinado ponto, olhar fixamente para o teto e caminhar para a frente. Essa é a primeira recomendação que o guia turístico Carlos Alberto Dias faz ao grupo de visitantes que o acompanha na entrada anexa da Igreja de São Francisco, Centro Histórico.
Museu sacro - A Igreja de São Francisco é apenas uma das 372 construções católicas da cidade. Como muitas outras, guarda em seu interior esculturas, pinturas e demais obras de alto valor artístico e histórico, o que lhe confere características de verdadeiro museu de arte sacra. O mesmo efeito pode ser visualizado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde as imagens exibidas nas cúpulas e tetos ganham efeitos tridimensionais se vistos de determinados pontos.
De acordo com o historiador e especialista em arte sacra pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rogério Bastos Teixeira, a maioria dos templos religiosos da cidade abriga, pelo menos, duas obras de arte de reconhecido valor cultural e que, muitas vezes, passam despercebidas pelos visitantes.
Extraído do sítio Ainda Hoje
Extraído do sítio Ainda Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.